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Este artigo objetiva delinear o estágio em que se encontra a avaliação dos cursos superiores a distância no Brasil, com vistas a contribuir para a discussão de seus mecanismos de ação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e exploratória, desenvolvido sob enfoque qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados as pesquisas bibliográfica e documental, e para organizar e discutir os resultados encontrados, adotou-se o Método de Análise de Conteúdo. Verificou-se que os cursos de graduação a distância vêm crescendo de forma abrangente e acelerada no Brasil, que registra atualmente 96 instituições de ensino superior pública oferecendo cursos de graduação nesta modalidade de ensino em várias áreas do conhecimento, contando com cerca de 720 polos presenciais para seu desenvolvimento. Embora já se registram algumas iniciativas para avaliar a qualidade destes cursos, elas ainda se mostram incipientes. No entanto, considerando-se a experiência do país em avaliar os cursos presenciais de graduação e pós-graduação, quaisquer propostas para a construção de mecanismos para a avaliação da EAD têm de contemplá-la, adequadamente, além das especificidades que a caracterizam. |
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