A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: REFLEXÕES ACERCA DE MODELOS DE GESTÃO E TIPOS DE RACIONALIDADES PREDOMINANTES

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: REFLEXÕES ACERCA DE MODELOS DE GESTÃO E TIPOS DE RACIONALIDADES PREDOMINANTES

Mostrar registro completo

Título: A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: REFLEXÕES ACERCA DE MODELOS DE GESTÃO E TIPOS DE RACIONALIDADES PREDOMINANTES
Autor: Perardt, Susany
Resumo: A partir da década de 90, as políticas públicas educacionais do Brasil passaram a ser norteadas pelas políticas neoliberais, as quais influenciaram a universidade pública federal e proporcionaram a mercadorização da educação superior. A universidade pública parece então atuar determinada pelo mercado visando atingir objetivos particulares, perdendo sua essência de instituição social e caracterizando-se como uma organização orientada pela racionalidade instrumental, na qual o modelo de gestão que prevalece é a gestão estratégica. Neste artigo, busca-se apresentar e discutir este modo de gestão predominante na universidade pública, contrapondo uma reflexão sobre a possibilidade de adoção de outro modelo, o da gestão social, orientado pela racionalidade comunicativa, uma vez que estes são traços característicos numa instituição social, o que de fato uma universidade pública deveria ser. Trata-se, portanto, de um ensaio teórico baseado numa pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. É de suma importância que a gestão universitária seja entendida como uma gestão social para consolidação de uma cultura política efetivamente cidadã e democrática dentro da universidade pública federal.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114906
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013229 - A influência do neoliberalismo na.pdf 305.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar