O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A MISSÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UEFS
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Título:
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O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A MISSÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UEFS |
Autor:
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Moraes, Paulo Wenderson Teixeira
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Resumo:
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O conceito de educação é o fundamento para a construção epistemológica da universidade e para a compreensão do processo de manutenção e transformação da sociedade. A tensão entre manter a sociedade e transformá-la se reflete na missão posta para a universidade brasileira e gera objetivos muitas vezes conflitantes. O objetivo deste trabalho foi analisar o Departamento de Educação da UEFS nessa complexa missão universitária. Os dados foram coletados a partir de observação participante, de entrevistas abertas, de consulta a documentos da instituição e de observação de atividades da organização. Foram entrevistados 8 professores efetivos, 3 professores fundadores da universidade, o reitor e 1 ex-reitor. O Departamento de Educação e a UEFS surgiram com uma vocação para interiorizar o ensino superior e aos poucos vêm consolidando atividades de pesquisa e produção de conhecimento. Há uma tensão na missão da UEFS na busca de integrar pesquisa, ensino e extensão que gera conflitos na gestão universitária. Propõe-se que o Departamento de Educação seja o mediador da construção conceitual da Universidade a partir de uma estrutura organizacional em forma de matriz, que favorece a interdisciplinaridade e a integração com a sociedade. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114902
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Data:
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2013-11-27 |
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