dc.contributor.author |
Scaglione, Vera Lucia Telles |
|
dc.contributor.author |
Piza, Vera Toledo |
|
dc.contributor.author |
Goldchleger, Lizika Pitpar |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-18T18:52:58Z |
|
dc.date.available |
2013-12-18T18:52:58Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114901 |
|
dc.description.abstract |
A qualificação e a profissionalização da gestão das faculdades privadas têm se constituído como um dos pontos de interesse e preocupação para os gestores universitários. Dentro desse contexto este estudo busca analisar a influência de um Programa de Capacitação do Corpo Docente no desempenho organizacional, assim como contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a gestão das faculdades privadas. Trata-se de um estudo de caso em que é analisado, à luz do referencial teórico sobre aprendizagem organizacional, o efeito de um Programa de Capacitação Docente de uma faculdade privada, iniciado após uma avaliação institucional feita pelo Ministério da Educação (MEC) e qual apontava a dimensão desempenho do corpo docente como deficitária. A coleta de dados foi feita por meio de observação direta, sistemática e participante. A partir de um resultado positivo obtido na reavaliação pelo MEC da dimensão que envolve a capacitação do corpo docente, e de seus reflexos positivos para o desempenho organizacional como um todo, concluiu-se que a implantação de ações como um Programa de Capacitação Docente pode qualificar a gestão das instituições de educação superior privadas. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA |
en |
dc.type |
Article |
en |