PPCMEES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PPCMEES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Machado, Eliseu Vieira
dc.contributor.author Correa, Angela Cristina
dc.contributor.author Marques, Ieso Costa
dc.contributor.author Kvitko, Larissa
dc.contributor.author Oliveira, Clara Amélia de
dc.date.accessioned 2013-12-18T18:48:51Z
dc.date.available 2013-12-18T18:48:51Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114898
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a elaboração de projetos político-pedagógicos em cursos de administração. A metodologia proposta se fundamenta na Teoria dos Stakeholders, para auxiliar na construção do perfil do aluno. Propõe-se o alinhamento do PPCMEES ao sistema de gestão integrada para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), denominado Mapa estratégico da Educação Superior (MEES). O método utilizado no desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica, experimental e documental. O objeto de análise deste estudo foi o curso de Administração de uma IES privada do interior de Goiás. Os resultados do estudo permitiram verificar que o processo de construção do PPC é desafiador e complexo, pois o Projeto Pedagógico não é um elemento isolado do processo de gestão do ensino superior, mas sim, o resultado de políticas pedagógicas e de desenvolvimento institucionais previamente definidos. Uma relevante constatação do estudo é que o PPCMEES pode ser utilizado como uma ferramenta metodológica eficaz na construção de Projetos Pedagógicos em Cursos de Administração. A definição precisa das unidades de análise, o domínio a ser avaliado, a compreensão do campo organizacional e suas camadas, possibilitam maior amplitude na pesquisa, levantamento e definição de habilidades e competências necessárias à formação do egresso, deixando de atender a um único stakeholder, mas todos os agentes que integram a rede de stakeholders no processo de construção coletiva do PPC. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title PPCMEES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013200 - PPCMEES-proposta metodológica.pdf 531.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar