dc.contributor.author |
Gomes, Osmailda da Fonseca |
|
dc.contributor.author |
Gomide, Tainá Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Maria Ângela do Nascimento |
|
dc.contributor.author |
Araujo, Djair Cesario de |
|
dc.contributor.author |
Martins, Simone |
|
dc.contributor.author |
Faroni, Walmer |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-18T18:20:43Z |
|
dc.date.available |
2013-12-18T18:20:43Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114881 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo objetivou compreender os significados e as implicações da gestão universitária para os gestores universitários da alta administração de uma universidade federal de Minas Gerais. Como objetivo específico verificou a concepção de gestão para o gestor universitário e Identificou a implicação da gestão na vida pessoal e profissional do gestor universitário. O método utilizado na coleta de dados foi a historia oral e evocação de palavras por meio de entrevistas, na analise fez-se uso da analise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a concepção de gestão universitária formada desde a docência até a aprendizagem dos gestores nos cargos administrativos. Quanto a implicação na vida profissional identificou o melhora aquisição de liderança, prazer em poder contribuir para comunidade acadêmica e melhora na habilidade gerencial e a diminuição do contato com área de atuação.Nas implicações na vida pessoal identificou ganho com a valorização do ser humano e melhor gerenciamento de conflitos na vida pessoal. Como perda identificou-se menos tempo para família, lazer, férias, menos atividades físicas corroborando para uma péssima saúde e aumento do stress. Conclui-se que há muito a se melhorado na gestão de uma universidade, visto sua complexidade na fusão de cargos docentes com administrativos. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
SENTIDOS E IMPLICAÇÕES DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA PARA OS GESTORES UNIVERSITÁRIOS |
en |
dc.type |
Article |
en |