dc.description.abstract |
A profissionalização do ramo educacional faz com que as IES busquem informações sobre atratividade de seus cursos, ou seja, quais fatores são determinantes para a escolha por essa Instituição. O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores determinantes na escolha dos alunos por cursos de pós-graduação lato sensu de uma instituição de ensino superior. Para tanto foi feita uma pesquisa em uma instituição de ensino superior de Vitória/ES, que se caracteriza como descritiva com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário a 210 estudantes em seu primeiro dia de aula na pós-graduação. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e multivariada. Os principais resultados, que contribuem positivamente para a atratividade da IES, estão relacionados a fatores como: estrutura da instituição de ensino superior, por exemplo, segurança do campus e o local de refeição; atualização do curso, como professores com vivência no mercado do trabalho e atualização das disciplinas do curso; e motivos pessoais, como a localização da instituição. Estes fatores pode ser um importante indicador para as instituições de ensino superior que oferecem este tipo de curso. |
en |