METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almassy Junior, Alexandre Américo
dc.contributor.author Silva, Neilton da
dc.contributor.author Almassy, Rosana Cardoso Barreto
dc.contributor.author Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
dc.date.accessioned 2013-12-18T18:11:35Z
dc.date.available 2013-12-18T18:11:35Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114875
dc.description.abstract O presente trabalho, que insere-se na linha de perspectivas e mudanças nas instituições de educação superior e suas relações com a sociedade, teve como objetivo discutir a importância e os desafios da gestão democrática no âmbito de uma universidade pública por meio da adoção de metodologias participativas que costumam ser preconizadas pela própria universidade como estratégias de desenvolvimento de diversas organizações sociais. O trabalho foi conduzido junto ao corpo docente do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB com o propósito de identificar estratégias de intervenção para superação dos problemas ligados a prática docente nesta unidade de ensino. A experiência realizada no CCAAB/UFRB permitiu inferir que, assim como preconizado para diferentes organizações sociais pela própria universidade, existe possibilidade de êxito na adoção de metodologias participativas como subsídio a gestão, viabilizando o incremento da democracia no processo de tomada de decisão nas instituições de ensino superior. Os gestores que se motivarem a adotar metodologias participativas como forma de promoção da gestão democrática de universidades necessitarão superar a pouca experiência dos indivíduos com a participação propriamente dita e a resistência da academia em relação aos métodos participativos. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013097 - Metod ... como subsídio a gestão.pdf 257.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar