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O presente artigo é um recorte de um estudo mais amplo e tem como objetivo identificar como gestores de uma universidade pública brasileira avaliam a importância e o grau de adoção de um conjunto de práticas consideradas inovadoras no contexto da gestão pública brasileira. A pesquisa é um estudo de caso de natureza quantitativa. Foram aplicados questionários a 114 gestores, ocupantes de cargos de direção, chefia e coordenação das áreas acadêmicas e administrativas de uma universidade pública federal situada na região Nordeste do Brasil. As análises descritivas foram feitas por meio do pacote estatístico SPSS 17 e permitiram identificar o grau de importância e de adoção atribuído a cada prática para definir a inovação. Pode-se observar que os gestores consideram que as práticas de gestão de pessoas, tais como a qualificação permanente, o acompanhamento e a correta alocação destes nos seus respectivos setores são as práticas mais importantes para definir uma universidade inovadora. Já as práticas consideradas com maior grau de adoção foram aquelas relacionadas com a realização de reuniões periódicas, a disponibilização de serviços online e o estímulo à aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Constatou-se ainda que a universidade pesquisada não pode ser considerada inovadora em suas práticas de gestão. |
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