O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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dc.contributor.author Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
dc.date.accessioned 2013-12-18T18:05:12Z
dc.date.available 2013-12-18T18:05:12Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114870
dc.description.abstract O desafio da Interdisciplinaridade remete a questões constantes de reconstrução na formação humana, levando-se em consideração a história da existência do homem e suas transformações sociais, culturais e éticas. A Universidade exerce um papel culminante no que concerne a formação do sujeito, a qual, tendenciosamente, fragmenta o conhecimento, impondo uma visão tecnicista e positivista nos muros institucionais. Romper com essa tendência fragmentadora e desarticulada é uma forma de contribuir para novos cenários de saberes. A questão conceitual sobre a interdisciplinaridade se amplia, pois ela vai além dos muros da escola, inserindo-se nos processos de trabalho, no cotidiano das pessoas, aproximando-se de uma necessidade imediata humana devido às inúmeras demandas que são impingidas ao sujeito na sociedade contemporânea. A ação interdisciplinar é uma prática que permite aproximar o individuo nos diversos campos de saberes, gerando um benefício próprio ao ser humano, contribuindo, assim, para que as diferentes disciplinas alcancem a compreensão das diversidades e pluralidades humanas. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar as práticas estabelecidas nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dentro de uma concepção interdisciplinar. Em relação aos eixos metodológicos, o estudo é de natureza qualitativa e quantitativa. Foram entrevistados 30 (trinta) docentes da graduação na IES em diferentes cursos do Centro de Ciências da Saúde, através de uma escolha aleatória. A análise das falas foi efetivada por meio de análise de conteúdo, segundo princípios propostos por Bardin e de análise estatística. Na pós-graduação, foram previstas estatísticas descritivas usadas em dados coletados na plataforma CAPES/cursos recomendados e no site da UFSM: www.ufsm.br/prpgp. Conclui-se que os muros Institucionais são construídos vislumbrando a produção do conhecimento e as especificidades de cada área, se tornando um campo fechado com teorias alicerçadas em nichos, sem uma posição de base que sirva para outras ciências. Talvez esse seja o maior desafio da UFSM (observar os limites de suas disciplinas) para que de fato se observe a interdisciplinaridade na prática dentro da IES. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR en
dc.type Article en


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