dc.description.abstract |
Objetivo: Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre as diversas políticas públicas para a educação superior adotadas no país durante a história recente, mas, não tem a pretensão de abarcar o assunto na totalidade e na sua tamanha complexidade. Analisa o estado da educação superior, os desafios para a universalização e construção da qualidade na educação superior brasileira. Para isso foi necessário uma breve ligação com diversos períodos históricos, observando suas características e peculiaridades e as políticas públicas emanadas de tais períodos, em especial nas últimas três décadas. Métodos: O estudo se classifica como descritivo. Trata-se de estudo retrospectivo baseado em revisão documental e de literatura. Quanto à técnica de coleta de dados trata-se de buscas com palavras-chave e acesso a arquivos de documentos, e quanto ao tratamento e análise dos dados trata-se de fichamento com leitura, análise crítica e dialética embasada em referencial teórico específico. Resultados: É preciso repensar profundamente a educação brasileira, suas instituições de ensino superior, suas universidades, observando-as como componentes essenciais de um sistema educativo e não como um conjunto de instituições justapostas. Conclusão: Pensar e remodelar o Ensino Superior brasileiro irá requerer uma forte reorganização das políticas públicas para a Educação como um todo e dentro dela para a Educação Superior. |
en |