Abstract:
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O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é atualmente a principal referência de EaD pública no País, tanto pela indução e pelo fomento dele decorridos, quanto pelas significativas transformações na forma de pensar, planejar, executar e avaliar a EaD nas IES que o integra. Há em torno dele, em razão da importância e do nível estratégico da política por ele promovida, um amplo debate sobre o processo de institucionalização da EaD – fenômeno de natureza progressiva e complexa relacionado ao processo de alinhamento e de organização sistêmica dessa modalidade, com o objetivo de tornar as políticas de EaD sustentáveis e qualitativamente equivalentes ao ensino presencial supostamente já consolidado. O objetivo deste estudo foi, então, caracterizar e avaliar o estágio de institucionalização da EaD nas IES integrantes do sistema UAB, identificando padrões e estabelecendo relações entre os níveis de similaridade das categorias identificadas. Para alcançar esse objetivo, foram propostos 29 indicadores considerados influenciadores do processo de institucionalização da EaD, obtidos de extensa revisão bibliográfica sobre o tema, os quais foram submetidos à avaliação de gestores de EaD nas IES do Sistema UAB. Os resultados permitiram, preliminarmente, identificar três principais estágios de institucionalização e categorizar subconjuntos de IES em níveis de similaridade relacionados a características e padrões de ofertas de cursos na modalidade a distância. |