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O acesso à educação de nível superior no Brasil, com foco na política de ação afirmativa, permite condições favoráveis para o desenvolvimento humano. O estudo dessa política, apresentado neste artigo, analisou e apresentou reflexões sobre o desempenho efetivo das políticas nacionais de ação afirmativa, quanto à democratização e à inclusão social das pessoas historicamente desassistidas e o processo de diminuição das desigualdades, em consonância com o reconhecimento da diversidade humana, no acesso à universidade. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, predominantemente, bibliográfica, um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul. O tratamento dos dados ocorreu pelo método de análise de conteúdo. Constatou-se o crescimento no acesso ao ensino superior de minorias e populações de baixa renda, sendo esses, em geral, os estudantes oriundos de escolas públicas, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Esse fato tem relação com o aumento no investimento e formulação de políticas de ação afirmativa, de expansão, de reservas de vagas, oferta de bolsas e incentivo ao acesso à graduação em instituições privadas. Tal realidade contribui para a criação de um contexto propício ao desenvolvimento humano e a diminuição das desigualdades sociais. |
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