POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUA EXPANSÃO PARA MOÇAMBIQUE DENTRO DAS EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS INTERNACIONAIS
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Título:
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POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUA EXPANSÃO PARA MOÇAMBIQUE DENTRO DAS EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS INTERNACIONAIS |
Autor:
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Borges, Eliane Medeiros; Jesus, Diovana Paula de
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Resumo:
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O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o contexto contemporâneo de internacionalização da educação superior. Para isso, o artigo busca trazer uma caracterização das atuais politicas de ensino superior presentes em um contexto internacional, em específico a política pública de ensino a distância do governo brasileiro. Em uma situação de globalização neoliberal e pós-moderna, que influi decisivamente em todos os setores da vida social dos indivíduos, o impacto dessa globalização nos processos educativos de formação superior constitui a motivação das reflexões aqui apresentadas. O objeto de reflexão do trabalho é a implantação dos cursos do Programa de apoio à expansão da educação superior a distância da CAPES e Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Moçambique. Estuda-se a potencialidade de conjugar como características em um projeto de cooperação internacional, surgido no interior de desenvolvimento de política pública de expansão do ensino superior, podem atender, efetivamente, as necessidades de formação da população moçambicana. Como consideração final, problematiza-se os desafios que o processo de globalização, efetivado também no campo educacional, traz às práticas pedagógicas educacionais, em específico ao próprio projeto de internacionalização do ensino. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114806
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Data:
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2013-11-27 |
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