O PAPEL DESEJADO PARA O EGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO: O CASO FAFIPAR DE PARANAGUÁ/PARANÁ

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O PAPEL DESEJADO PARA O EGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO: O CASO FAFIPAR DE PARANAGUÁ/PARANÁ

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti Neto, Sebastião
dc.contributor.author Mattos, Digiovana Mocellim
dc.date.accessioned 2013-12-13T19:44:22Z
dc.date.available 2013-12-13T19:44:22Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114788
dc.description.abstract Existe um discurso, em especial o político, que aponta a educação como solução aos problemas sociais que existem no Brasil, mas se sabe que não é bem assim, existem graves problemas que podem ser resolvidos através de ações políticas, mas não se pode depositar no próximo toda a culpa da atual situação da educação (DEMO, 1993). Para o desenvolvimento da formação, um conjunto de habilidades desejadas para os egressos de Administração que vai além das funções administrativas, destacando-se como um conjunto de habilidades que se refere claramente à união entre reflexão e ação, que podem ser traduzidas em: relações interpessoais, surgindo uma orientação para um ambiente de colaboração; intuito de promover a análise da organização na qual o estagiário estaria inserido; e entendimento do contexto no qual a organização de estágio se insere (MINSTZBERG E GOSLING, 2003). Para o desenvolvimento do presente estudo, levou-se em consideração o trabalho desenvolvido em 1999, Pinto e Rocha que buscou investigar se os futuros administradores percebem as exigências/aptidões postas aos profissionais pelas maiores empresas do mundo como inerentes ao seu desempenho profissional, bem como, se a universidade está contribuindo para o desenvolvimento das referidas habilidades. Os resultados mostraram os alunos entrevistados concordando com o fato dos valores demandados pelo mercado serem indispensáveis ao seu desempenho profissional. Para o desenvolvimento do presente estudo buscou-se responder ao questionamento: qual o papel desejado pelos empregadores de Paranaguá para o administrador formado pela FAFIPAR? O objetivo geral do estudo foi analisar o perfil desejado pelos empregadores nos administradores formados pela FAFIPAR, tendo como objetivos específicos: i) contextualizar o ensino de Administração; ii) descrever o campo de trabalho do administrador em Paranaguá; e, iii) identificar o perfil desejado pelos empregadores para os administradores em Paranaguá. Utilizou-se, em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica e documental para contextualizar a educação no Brasil e também da história da Administração no Brasil, no contexto atual da Grade Curricular do curso de Administração da FAFIPAR, entidade escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso. Para coleta dos dados primários foi replicado o questionário disponível no Conselho Federal de Administração – CFA (2012), com a seleção de 11 perguntas, sendo 09 com questões fechadas e 02 abertas, aplicado aos representantes das 26 maiores empresas de Paranaguá. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title O PAPEL DESEJADO PARA O EGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO: O CASO FAFIPAR DE PARANAGUÁ/PARANÁ en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013316 - O papel desejado.pdf 332.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar