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Este artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência. |
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