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Este trabalho teve como propósito avaliar sobre as opiniões de professores e alunos acerca das repercussões educacionais e sociais decorrentes da expansão e da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inclui-se nesse panorama a trajetória da UFC em direção aos municípios do interior cearense. No que concerne aos procedimentos metodológicos que nortearam a investigação, esta pesquisa, bibliográfica e documental a um só tempo, classificou-se como de natureza exploratória e descritiva. A técnica de pesquisa análise do conteúdo foi utilizada na categorização das unidades textuais contidas na superfície linguística das respostas dos pesquisados, as quais receberam uma abordagem qualitativa. A avaliação das repercussões educacionais e sociais motivadas pela expansão e interiorização da UFC incluiu dados secundários, oriundos da amostra de docentes e discentes dos municípios interioranos onde os campi foram instalados. A análise realizada permitiu o delineamento do processo de interiorização da UFC, bem como a sua reiteração como premente e imprescindível ao desenvolvimento regional, o que abrangeu desde os benefícios por ele trazidos até os eventuais entraves a ser superados. |
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