UNIVERSIDADE: IMPACTO SOCIAL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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UNIVERSIDADE: IMPACTO SOCIAL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Título: UNIVERSIDADE: IMPACTO SOCIAL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor: Búrigo, Carla Cristina Dutra; Espíndola, Corina Martins; Souza, Sandra Carrieri de
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o impacto social do papel da universidade, no processo de desenvolvimento da educação inclusiva. A universidade pública, tem se deparado com um grupo, cada vez mais heterogêneo de estudantes, que dela exige flexibilizações e adequações que tornam sua gestão cada vez mais complexa. Essa necessidade urgente de atender novas demandas, democratizando o acesso ao conhecimento, exige a reorganização dos espaços acadêmicos e das práticas pedagógicas baseadas em pesquisas e estudos que possibilitem a compreensão do novo quadro que se apresenta, com a inclusão de alunos com deficiência. Entendemos por educação inclusiva, um processo por meio de políticas públicas e institucionais que reconheça a diversidade e busque suprir as necessidades de todos e de cada um que compõem os espaços educacionais, com vistas a possibilitar a essência da concepção de incluir, negando a exclusão social. Concebemos que o real impacto social do processo da educação inclusiva perpassa essencialmente pela política institucional de inclusão educacional, ou seja, pelo repensar de não apenas inserir o aluno com deficiência, mas criar mecanismos para sua permanência na Instituição, em condições de igualdade aos demais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114774
Data: 2013-11-27


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