PENSAMENTO CONSERVADOR COMO OBSTÁCULO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO

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PENSAMENTO CONSERVADOR COMO OBSTÁCULO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO

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Título: PENSAMENTO CONSERVADOR COMO OBSTÁCULO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO
Autor: Buccini, Alexandre
Resumo: Objetivo: Promover uma reflexão sobre a relação negativa entre o pensamento conservador e o pleno desenvolvimento, objetivo maior da educação. Método: Revisão de literatura e análise crítica. Resultados: a educação, em todos os níveis, no Brasil passou por períodos iniciais onde era elitizada, reservada à nobreza, à realeza e às famílias abastadas, além de servir como instrumento de dominação e controle. Em seguida foi utilizada para interesses políticos e passou por uma ditadura militar de mais de 20 anos. Somente nas últimas décadas conseguiu evoluir o suficiente para chegar à formalização de seu objetivo maior: o pleno desenvolvimento. No entanto para atingir esse objetivo as condições propícias devem estar presentes, assim como alguns requisitos devem ser cumpridos, ao mesmo tempo fatores negativos e impeditivos devem estar eliminados ou controlados. Um desses fatores é o pensamento conservador. A Universidade tem muito a contribuir neste processo, de dentro para fora e em si mesma.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114770
Data: 2013-11-27


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