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Aproximadamente um terço da população brasileira será idosa nas próximas décadas, portanto é relevante compreender a situação da terceira idade para assegurar a cidadania dos idosos, sendo bom para toda a sociedade, visto que as próximas gerações também partilharão de tais avanços. O Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, foi o pioneiro a lutar pela Terceira Idade dentro das universidades brasileiras. O presente trabalho resgata conceitos de terceira idade, universidade pública e sua função social, cidadania e participação visando compreender de que forma o NETI envolve os sujeitos de forma participativa em suas estruturas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativo-descritiva, através de bibliografias, documentos institucionais, observação direta e entrevista semiestruturada com coordenadora, fundadora e duas representações estudantis do Núcleo. Encontrou-se um Núcleo iniciado por meio de pesquisa das aspirações da comunidade e levantado junto aos alunos voluntários, com alguns cursos desenvolvidos como resposta à demanda dos alunos. Desse modo, o Núcleo mantém um processo de participação ativa de seus membros, colocando o idoso em uma posição representativa no âmbito da universidade e na sociedade. |
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