dc.description.abstract |
O ofício da docência vem passando por grandes transformações e por uma série de mudanças, que tem impactado na saúde ocupacional e na satisfação com o trabalho. Nesse contexto, é necessário compreender se o vínculo com a carreira tem impactado na sua saúde. O objetivo geral dessa pesquisa foi descrever os fatores psicossociais do estresse no trabalho docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e suas as atitudes relacionadas à carreira, analisando o impacto na saúde ocupacional. Esta pesquisa de corte transversal, predominantemente quantitativa, utilizou como instrumentos um questionário auto-aplicável composto de escalas atitudinais. A amostra totalizou 92 professores, sendo que 28 da Educação Básica e 64 da UEFS. A autonomia e o controle sobre o trabalho auxilia o professor universitário a amortecer a carga de estresse, pois assim ele controla as tarefas e ritmos do trabalho de forma mais ampla que os professores da Educação Básica. Os resultados sobre vínculo com a carreira revelaram uma média de comprometimento com a carreira superior ao entrincheiramento na carreira. A profissão ainda gera uma forte identificação por parte dos docentes dessa amostra, o que contribuiu para aliviar as fontes de estresse. |
en |