RELAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA E COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

RELAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA E COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

Mostrar registro completo

Título: RELAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA E COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
Autor: Lizote, Suzete Antonieta; Verdinelli, Miguel Angel
Resumo: Nesta pesquisa, desenvolvida com alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, se analisou o relacionamento entre suas competências empreendedoras e a autoeficácia que declararam ter. Para tanto se realizou uma survey com questionário com os graduandos dos sétimos e oitavos períodos que foram aprovados na disciplina de empreendedorismo e estudam em cursos noturnos. Os dados processaram-se com técnicas estatísticas univariadas: análise de correlações e de variância. No marco teórico apresentaram-se os dois temas relacionados à problemática do estudo, assinalando-se os instrumentos de coleta utilizados. Os resultados obtidos analisaram-se de modo individual por período e por curso e de maneira conjunta, mostrando as relações que se constatam em cada situação entre autoeficácia e competências empreendedoras. O mesmo procedimento foi usado nas Anovas, tendo como preditores o período, o gênero e, quando a análise conjunta, também o curso. As análises e contrastes avaliados permitem concluir que o período tem importância conforme o curso, com o sétimo período de Administração mostrando maior número de correlações significativas do que o oitavo e acontecendo o inverso para Contábeis. Este curso, por sua vez, nas análises conjuntas, demostra ter médias maiores de competências e autoeficácia. Estudos desta natureza são importantes para a melhoria das práticas docentes, uma vez que possibilitam dispor de um diagnóstico de base para a definição das estratégias necessárias à consecução de um ensino superior que seja direcionado não apenas à atenção da empregabilidade do graduado, mas contribuir no aprendizado do empreender.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114722
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013186 - Relaç ... ficácia e competências.pdf 549.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar