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O presente artigo discute as competências necessárias ao avaliador de desempenho no exercício do seu trabalho e fomento à qualidade da formação do Professor, através da carreira docente, na percepção de 134 professores da Universidade de Passo Fundo, Campus Central. Foram mensurados o grau de importância das diferentes competências para o exercício da função. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição das competências necessárias, e outra etapa descritiva e quantitativa, em que se mensurou o grau de atendimento às competências requeridas para o cargo. Tem, com isso, uma abordagem mista. Utilizou-se o anagrama CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para classificar as competências identificadas. Os resultados revelam que um avaliador deverá ser uma pessoa com conhecimentos especializados, de expressiva sensibilidade, capacidade analítica e comunicação empática, com experiência de ensino e elevada responsabilidade social. Terá que ser um profissional que sabe prestar atenção, negociar, orientar, estabelecer critérios e assumir todo o risco das consequências da sua ação. |
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