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No Ensino Superior ampliam-se as exigências para o exercício da gestão, dentre elas: formação específica sobre gestão, conhecimentos das políticas para Ensino Superior, de Projetos Pedagógicos de Cursos, de instrumentos de avaliação. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção que os gestores têm sobre a formação continuada como uma das formas de profissionalização docente. Os sujeitos da pesquisa foram Coordenadores dos Colegiados de Cursos na gestão 2012-2014, de uma Universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, do tipo básica e aplicada. Questionários estruturados foram utilizados como instrumento da geração de dados. Por meio da análise dos dados gerados foi possível verificar que a profissionalização da profissão do professor ainda não se configura como um objetivo na gestão dos colegiados de cursos. Tendo-se em vista as mudanças no cenário da Educação Superior e a necessidade constante de desenvolvimento profissional a formação continuada pode auxiliar no enfrentamento das demandas organizacionais. Acredita-se que os gestores precisam de formação continuada e que as Universidades precisam ter projetos de profissionalização docente, possibilidades para executá-los e avaliá-los continuamente. |
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