O PROFESSOR-GESTOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O PROFESSOR-GESTOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Milka Alves Correia
dc.contributor.author Mendonça, José Ricardo Costa de
dc.date.accessioned 2013-12-12T20:09:44Z
dc.date.available 2013-12-12T20:09:44Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114717
dc.description.abstract Buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al. (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title O PROFESSOR-GESTOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013135 - O professor-gestor em universidades.pdf 556.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar