dc.contributor.author |
Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de |
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dc.contributor.author |
Santos, Betânia Araújo Cosme dos |
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dc.contributor.author |
Vigoderis, Ricardo Brauer |
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dc.contributor.author |
Santos, Heloísa Fernanda da Silva |
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dc.contributor.author |
Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de |
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dc.date.accessioned |
2013-12-12T19:58:52Z |
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dc.date.available |
2013-12-12T19:58:52Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.identifier.isbn |
978-987-1896-22-6 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710 |
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dc.description.abstract |
As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.title |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
en |
dc.type |
Article |
en |