SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de
dc.contributor.author Santos, Betânia Araújo Cosme dos
dc.contributor.author Vigoderis, Ricardo Brauer
dc.contributor.author Santos, Heloísa Fernanda da Silva
dc.contributor.author Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de
dc.date.accessioned 2013-12-12T19:58:52Z
dc.date.available 2013-12-12T19:58:52Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710
dc.description.abstract As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013043 - Ser ou não ser.pdf 438.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar