dc.description.abstract |
Este artigo se destina a analisar como os processos de auditoria interna vêm se transformando em fonte de informação para o conhecimento organizacional em uma IFES. Para isso, foi abordado o conhecimento organizacional, a teoria de sua criação, o controle da administração pública no Brasil e a auditoria interna governamental. Quanto à caracterização da pesquisa, apresentou-se como multidisciplinar, descritiva, indutiva, qualitativa e, como instrumento, os documentos existentes. O contexto do estudo de caso foi o da Universidade Federal da Paraíba, onde foram consideradas as recomendações contidas nos relatórios das auditorias internas, entre 2008 e 2010. Para a análise dos dados, utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2011), havendo a identificação e classificação das recomendações em nota de auditoria, falha operacional e ressarcimento ao erário, as quais foram avaliadas quanto as suas incidências e reincidências. Os resultados mostraram que: as recomendações do tipo falha operacional são em maior incidência e reincidência, as incidência e reincidência variam de acordo com as áreas auditadas e que grande parte das recomendações consignadas foram implementadas até a auditoria subseqüente, refletindo que a maioria dos processos de auditoria vêm se transformando em fonte de informação para o conhecimento organizacional. |
en |