PROPENSÃO À ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PROPENSÃO À ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES

Mostrar registro completo

Título: PROPENSÃO À ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES
Autor: Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Carvalho, Maria de Lourdes de; Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João Batista
Resumo: Objetiva caracterizar os diferentes graus de aceitação das nTICs pelos professores participantes de um projeto de novas tecnologias aplicadas ao ensino, bem como identificar os fatores influenciadores da aceitação com base em algumas atributos do processo de adoção de inovação. É um estudo exploratório, realizado após a conclusão de um projeto de nTICs, onde se define a propensão para aceitação das novas tecnologias com base em três constructos: conclusão, experimentação e intenção de ampliar. As variáveis independentes foram retiradas do modelo de Rogers (2003) e de outros autores que ampliaram esse modelo. Dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, tabelas de contingência, e teste do Chi-Square de Pearson. Conclui-se que apenas os constructos experimentação e intenção de ampliar puderam ser explicados pelas variáveis independentes e que as principais explicações encontram-se na categoria de atributos pessoais. Os atributos de vantagens percebidas e influências interpessoais respondem apenas razoavelmente pela propensão a adoção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114677
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013262 - Propensão à adoção de novas.pdf 260.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar