Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de internacionalização contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender. |