OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA

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OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA

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dc.contributor.author Laus, Sonia Pereira
dc.contributor.author Magro, Dalva
dc.date.accessioned 2013-12-11T18:15:02Z
dc.date.available 2013-12-11T18:15:02Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113139
dc.description.abstract O presente artigo pretende oferecer um quadro compreensivo do recente fenômeno do sistema de classificação de universidades iniciado na China e que invade e mobiliza os círculos acadêmicos internacionais na primeira década do século XXI. Nos últimos anos, as universidades têm buscado se adequar às demandas do mundo contemporâneo e àquelas dos agentes financiadores nacionais e internacionais, buscando se internacionalizar na busca do cobiçado título do que se convencionou chamar de “universidades de padrão mundial”, mas também tentando não perder seu compromisso com a pertinência, qualidade e compromisso social. Essas questões estão presentes nos diversos rankings acadêmicos e permeiam as ações dos organismos que os promovem em busca de critérios para sua elaboração de forma a refletir um real panorama do sistema acadêmico internacional que sirva de parâmetro aos usuários e agentes da educação superior. O estudo apresenta os principais rankings acadêmicos internacionais, seus elementos de avaliação e ressalta a posição das Universidades brasileiras nos mesmos. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA en
dc.type Article en


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