INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: NOVAS TENDÊNCIAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE BRASIL E ARGENTINA
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Título:
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INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: NOVAS TENDÊNCIAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE BRASIL E ARGENTINA |
Autor:
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Bezerra, Agnes Francisca Duarte
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Resumo:
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Este trabalho tem como objetivo a realização de uma análise comparativa das novas tendências de algumas universidades públicas de Brasil e Argentina frente ao processo de internacionalização da Educação Superior no MERCOSUL, no contexto da globalização, a partir dos planos de governos e das instituições de educação superior. Para ser alcançado o objetivo proposto foi realizada uma revisão bibliográfica e exploração documental das seguintes universidades, UNILA, UNILAB, UFFRS, UNLZ e UBA, quanto ao processo de internacionalização em seus territórios acadêmicos. Os desafios ora encontrados estão relacionados à análise comparativa das políticas governamentais e institucionais que facilitam o processo de internacionalização no Brasil e Argentina, visto que tais políticas se dividem em dois níveis, entrada e saída de acadêmicos entre os países. Logo, o processo de internacionalização educacional enfrenta desafios além dos territórios acadêmicos. No entanto, mais que pensar numa internacionalização para a integração da educação superior no MERCOSUL, deve-se construir novos modelos de universidades capazes de promover uma internacionalização do conhecimento, respeitando às especificidades socioculturais dos povos para um desenvolvimento econômico e social da região. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113136
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Data:
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2013-11-27 |
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