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Este artigo tem como objetivo analisar o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), enfatizando os impactos nos Programas de Pós-graduação na área contábil, reconhecendo a internacionalização da Educação Superior brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e análise de conteúdo dos documentos que compõem o Processo de Bolonha. A relevância científica deste trabalho relaciona-se diretamente com o fato de apesar da existência de vários estudos dedicados ao EEES nos últimos anos, poucos destes são em Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Os resultados encontrados apresentam que no Processo faz-se referência insistente a produção do conhecimento e a formação dos jovens pesquisadores, realizada através de uma abordagem diferenciada da utilizada atualmente nos Programas brasileiros na área contábil. Considera-se, finalmente que sua implementação altera toda a arquitetura dos Programas, assim como haveriam reflexos em toda a estrutura da Educação Superior no Brasil. A limitação deste estudo deve-se ao fato da temática envolvida ser relativamente recente, apesar do EEES ter sido lançado há dez anos e qualquer reforma educacional é lenta, assim como a identificação de seus impactos imediatos. |
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