O USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA EM CURSOS DO PROEJA NO IFMG – CAMPUS OURO PRETO
Mostrar registro completo
Título:
|
O USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA EM CURSOS DO PROEJA NO IFMG – CAMPUS OURO PRETO |
Autor:
|
Reis, Orimar Batista dos; Borges, Luís Carlos; Blissari, Silvia Regina Rosso
|
Resumo:
|
O presente artigo aborda a metodologia de projetos didáticos aplicada em uma turma de primeiro ano de alunos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Minas Gerais - IFMG – Campus Ouro Preto direcionada para o ensino de Física Geral. É apresentada a idéia básica dessa metodologia bem como as várias etapas de implantação da mesma. Mostra desde a definição dos temas geradores a serem trabalhados bem como algumas dicas para contextualização dos assuntos. Permitindo, desse modo, a interação entre os conceitos apresentados durante as aulas com a realidade cotidiana desses alunos tornando possível uma aprendizagem contextualizada, motivadora e significativa que faça sentido e represente de modo mais verdadeiro a realidade sócio cultural desses alunos. É importante construir a coletividade através de estímulos e de um bom acompanhamento da turma como um todo. Na execução de projetos coletivos, o aluno busca informações, leituras, conversações, formulação de hipóteses, que ampliam os seus conhecimentos, o senso crítico e a autonomia. Tudo isso desenvolve competências favoráveis à sua vida, tornando-os mais críticos em relação às informações recebidas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113106
|
Data:
|
2013-11-27 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo