O FENÔMENO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIGRANRIO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O FENÔMENO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIGRANRIO

Mostrar registro completo

Título: O FENÔMENO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIGRANRIO
Autor: Lourenço, Ana Vicentina Marçal; Christiano, Cristina Alves; Sinay, Maria Cristina Fogliatti de Sinay; Andrade, Rui Otavio Bernardes de
Resumo: O cerne deste estudo consiste em estabelecer, através do uso de estatística descritiva, faixas críticas de evasão observadas a partir de alguns aspectos do perfil do evadido como a idade, o coeficiente de rendimento (CR) e a fase ou período curricular de evasão. Isso poderá ser útil no futuro para a construção de modelos preditivos e embasamento de políticas de combate ao fenômeno da evasão. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma universidade privada do Rio de Janeiro, no município de Duque de Caxias, Unigranrio, com os estudantes do curso de administração evadidos no período de 2007 a 2012. A metodologia utilizada foi a estatística descritiva de dados amostrais para identificar para cada variável estudada a existência de uma moda para o período analisado e com as modas combinadas estabelecer um perfil crítico de discente com propensão a evasão. No caso estudado este perfil consistiu em alunos com idades entre 20 e 24 anos e/ou CR 6 e 7 e/ou da primeira fase ou período curricular.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113103
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013290 - O fenômeno da evasão no ensino.pdf 770.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar