CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA

Mostrar registro completo

Título: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
Autor: Sihler, Anelise Pereira; Silva, Ana Paula Costa e Silva; Ferreira, Sandra Mara Bessa
Resumo: Neste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013284 - Contribuições da gestão para a.pdf 369.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar