A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinho, Ana Paula Moreno
dc.contributor.author Aurelio, Rebeca Martins
dc.contributor.author Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales
dc.contributor.author Cerqueira, Doralice Marques de Araújo
dc.date.accessioned 2013-12-10T20:14:21Z
dc.date.available 2013-12-10T20:14:21Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113100
dc.description.abstract O objetivo deste estudo consiste em analisar e avaliar a percepção de egressos de ensino médio em relação à sua adaptação no ambiente universitário, bem como o de compreender como ocorre esse processo de transição. Com este fim, foi conduzido um estudo qualitativo, utilizando como método entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 8 estudantes matriculados em diversos cursos de uma instituição de ensino pública federal. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica qualitativa de Análise de Conteúdo, a partir da qual foram feitos agrupamentos de categorias semânticas. Observou-se que os aspectos relacionados ao ensino, didática e relação com os professores foram muito relevantes e mostraram ser categorias interdependentes. Embora a inserção em um ambiente diferente fosse potencialmente adversa, encararam tal realidade enquanto oportunidade de crescimento pessoal. No âmbito da percepção sobre condições de crescimento, observou-se que os participantes focaram mais em atividades extracurriculares e curriculares oferecidas pela universidade do que nas políticas afirmativas. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013180 - A per ... ndições de crescimento.pdf 306.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar