O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL

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O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL

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dc.contributor.author Mello, Simone Portella Teixeira de
dc.contributor.author Santos, Elaine Garcia dos
dc.contributor.author Brisolara, Lenon Schmitz
dc.contributor.author Silva, Rosaura Espírito Santo da
dc.contributor.author Koglin, João Carlos de Oliveira
dc.date.accessioned 2013-12-10T20:03:33Z
dc.date.available 2013-12-10T20:03:33Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113096
dc.description.abstract A pesquisa teceu o perfil do evadido dos cursos superiores de tecnologia, em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil. Relacionou-se os motivos da desistência do curso, assim como elucidou alternativas de permanência na universidade para conter a evasão. Fez-se revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos Qualis, e após entrevista com evadidos deu via contato telefônico, e-mail e questionário por meio do software Lime Survey. Os resultados revelam que homens evadem mais que mulheres. A evasão ocorre no intervalo de idade entre 20 e 29 anos. O motivo mais frequente é a troca de curso na IES seguido de ingresso em outra IES. A sensação de abandono infere sentimentos de perda, de fracasso. Tais sensações remetem a um compromisso maior nos projetos pedagógicos em curso, à reações que otimizem o diálogo e talvez a permanência desse aluno na universidade, à criação de uma rede de relacionamentos dos ingressos e egressos. Ações psicopedagógicas prospectivas e maior flexibilidade curricular podem conter a evasão, assim como uma política institucional que considere um número significativo de bolsas de permanência. A educação isolada não muda as pessoas, mas sem educação não há rupturas. O sentimento de pertencimento parece ser o desafio para conter-se a evasão no ensino superior brasileiro. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title O FENÔMENO EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL en
dc.type Article en


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