UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO NA RETENÇÃO DE DISCENTES: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO NA RETENÇÃO DE DISCENTES: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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dc.contributor.author Medeiros, Francisco de Assis Araujo de
dc.contributor.author Silva, Paula D Avila Batista da
dc.contributor.author Coelho, Kellen da Silva
dc.contributor.author Gonçalves, Helen Silva
dc.contributor.author Souza, Andressa Sullamyta Pessoa de
dc.date.accessioned 2013-12-10T20:00:18Z
dc.date.available 2013-12-10T20:00:18Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113095
dc.description.abstract Neste artigo, busca-se refletir sobre a atuação da Coordenação na retenção de discentes do curso de Administração do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, foram identificados os principais motivos que têm levado os discentes a não concluírem seu curso no prazo regular, bem como a relação que tais motivos têm com a Coordenação do Curso. É um estudo de caso de caráter qualitativo-quantitativo e finalidade descritiva. Intencionalmente, os sujeitos da pesquisa foram os alunos que matriculados nos semestres 2008.1 e 2008.2. Para abordá-los, foi enviado por e-mail, um questionário elaborado no Google Docs, com perguntas abertas e fechadas acerca do perfil do participante, da relação com o estudo, o trabalho e a Coordenação. Após o prazo de duas semanas, de um total de 135 alunos, 53 foram respondentes. Esses dados foram tratados à luz da técnica de análise categorial. As reprovações em disciplinas, o choque de horários de disciplinas, a dificuldade em conseguir orientação para o trabalho de conclusão e curso e a falta de tempo para a dedicação aos estudos foram os motivos mais frequentemente manifestados. Mas os alunos desconhecem a esfera de atuação da Coordenação, que detecta problemas, concebe possíveis soluções, mas não dispõe de ingerência para solução dos mesmos, dependendo desta maneira de apoio de outros espaços institucionais. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO NA RETENÇÃO DE DISCENTES: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA en
dc.type Article en


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