ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Dory Edson Salomão da Silva
dc.contributor.author Aguiar, Leonardo Ruan Dantas de
dc.contributor.author Queiroz, Jamerson Viegas
dc.contributor.author Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
dc.contributor.author Batista, Maria do Carmo de Souza
dc.date.accessioned 2013-12-10T19:54:45Z
dc.date.available 2013-12-10T19:54:45Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.isbn 978-987-1896-22-6
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113080
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela UFRN e seu efeito sobre a pontuação obtida e conseqüente posição no ranking IGC Contínuo a partir da análise de dados coletados em bases de dados oficiais. Buscou-se dessa maneira, identificar as estratégias utilizadas que se relacionam com os processos de auto-avaliação institucional, bem como aquelas com relação direta com o desempenho dos alunos no ENADE e aquelas relacionadas com o Conceito Preliminar de Curso e com o Conceito CAPES. A metodologia empregada se consistiu em um Estudo de Caso em uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores que influenciaram o posicionamento da instituição avaliada no Ranking do IGC estão diretamente ligados às metas pactuadas, acompanhadas e alcançadas no REUNI pela instituição, bem como no efetivo funcionamento da coordenação desse projeto e da Comissão Própria de Avaliação da instituição e por fim a avaliação contínua da docência e conscientização dos alunos quanto ao ENADE. en
dc.description.sponsorship Artigo financiado com recursos do EDITAL FAPERN/MCT/CNPq/CT-INFRA Nº005/2011 Programa Primeiros Projetos – PPP Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.title ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS en
dc.type Article en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013018 - Análise das estratégias.pdf 587.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar