O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio

Mostrar registro completo

Título: O bullyng na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio
Autor: Dellecave, Michelly do Rocio
Resumo: A manifestação do fenômeno bullying pode ser de diferentes formas: através de agressões físicas, verbais e/ou relacionais. Meninos e meninas se envolvem de forma diferente nesse fenômeno, bem como crianças e adolescentes praticam o bullying de forma diferenciada. Este estudo propõe investigar as diferenças nas percepções de alunos sobre o bullying, identificando semelhanças e diferenças entre as percepções de meninos e meninas e de alunos do sexto ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio sobre o bullying. A pesquisa foi realizada com 100 alunos de escolas públicas de um município de médio porte situado na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Foi utilizado o instrumento SCAN-Bullying 2005, versão 2012, que consiste em uma narrativa gráfica que aborda a representação dos alunos sobre o bullying. Os dados quantitativos foram analisados através de estatísticas descritivas (frequência) e de associação (qui-quadrado de Pearson), e os dados qualitativos foram analisados através de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que existem diferenças de percepção entre os gêneros e entre os diferentes anos escolares, no entanto, existem mais semelhanças do que diferenças. Os resultados apontaram ainda que as diferenças de idade interferem mais do que o gênero na forma de perceber o bullying <br>
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107435
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
318573.pdf 1.895Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar