Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC

DSpace Repository

A- A A+

Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gonçalves, Marília Matos en
dc.contributor.author Porto, Ariela en
dc.date.accessioned 2013-12-05T23:37:33Z
dc.date.available 2013-12-05T23:37:33Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 317915 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107254
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013. en
dc.description.abstract O uso de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos, como apoio ao processo de ensino- aprendizagem presencial, em instituições de ensino é uma realidade iminente. Isso leva a necessidade de estudos na área. Partindo dessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo geral: "avaliar a eficácia de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos para ensino técnico presencial no Curso - Produção e Design de Moda/IF-SC". Para tanto, foi elaborado um objeto de aprendizagem para os alunos do terceiro módulo do curso técnico em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Jaraguá do Sul. O estudo caracteriza-se como sendo de natureza teórico-aplicada; de caráter quali-quantitativo quanto à abordagem do problema e do tipo descritiva e aplicada do ponto de vista de seus objetivos, sendo caracterizada como estudo de caso. Os procedimentos técnicos se deram a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de coleta de dados. Acredita-se que o ensino presencial da disciplina de Modelagem II, com o apoio de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos, seja uma estratégia que proporcionará autonomia de aprendizado para os alunos, que estão próximos ao último módulo do curso. Os resultados evidenciaram um alcance satisfatório. Foram eleitos critérios, os quais poderão ser utilizados como modelo de recurso tecnológico em futuros projetos que visem o uso de hipermídias como complemento ao ensino presencial e/ou a distância no Instituto Federal de Santa Catarina. Expõe-se ainda, como resultado desta pesquisa a identificação de fatores que possam ser melhorados e/ou desenvolvidos no curso Técnico de Produção e Design de Moda como um todo, tornando o ensino eficiente com relação à aprendizagem dos alunos <br> en
dc.format.extent 109 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Multímidia interativa en
dc.subject.classification Moda en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Vestuario en
dc.subject.classification Modelagem computacional en
dc.title Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
317915.pdf 2.867Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar