Roteiro de auto-avaliação da comunicação para professores na videoconferência: expressão vocal

DSpace Repository

A- A A+

Roteiro de auto-avaliação da comunicação para professores na videoconferência: expressão vocal

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Capella, Newton Macuco en
dc.contributor.author Rolim, Maria Rita Pimenta en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:35:03Z
dc.date.available 2013-12-05T21:35:03Z
dc.date.issued 2006 en
dc.identifier.other 227982 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106582
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Este projeto tem como objetivo auxiliar os professores que atuam através da videoconferência a maximizarem sua comunicação pela expressão vocal, visando a uma melhor interação no processo de ensino-aprendizagem com seus alunos. É um estudo exploratório e descritivo, orientado por uma abordagem qualitativa, tendo em vista que é baseado em orientações para que esses professores percebam a forma como utilizam o seu principal instrumento de trabalho, a voz, podendo realizar as modificações que se fizerem necessárias. Neste roteiro são feitas perguntas para que os professores consigam fazer uma auto-avaliação de sua comunicação pela expressão vocal e possam modificar os aspectos verbais e não verbais necessários para manter uma comunicação efetiva com seus alunos pela videoconferência. Este roteiro teve como base os resultados obtidos na dissertação de Mestrado desta pesquisadora, em que ficou constatado que, dos professores que tiveram suas vozes analisadas e responderam ao questionário, 67% apresentaram um metabolismo vocal negativo, e apenas 33% demonstraram um metabolismo vocal positivo. Outro aspecto considerado foi que 60% dos professores nada fazem para manter uma boa voz. O roteiro desenvolvido certamente auxiliará na melhoria da comunicação entre os professores e alunos que usam a videoconferência na educação a distância. en
dc.format.extent 75 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Videoconferencias en
dc.subject.classification Voz en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Percepção da fala en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Comunicação oral en
dc.title Roteiro de auto-avaliação da comunicação para professores na videoconferência: expressão vocal en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
227982.pdf 426.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar