Tópicos de física contemporânea no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Tópicos de física contemporânea no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Pietrocolla, Maurício
dc.contributor.author Sepka, Fábio Heberton
dc.date.accessioned 2013-10-18T14:49:58Z
dc.date.available 2013-10-18T14:49:58Z
dc.date.issued 2013-10-18
dc.date.submitted 2001
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. en
dc.description.abstract 0 trabalho consistiu na aplicação de um modulo de ensino com aproximadamente 16 horas-aulas, numa escola de Ensino Médio da rede pública do Estado de Santa Catarina. A partir do Tema Gerador— aparelho de CD, foram explorados conteúdos como eletromagnetismo (motores de passo), introdução A. fisica quântica, laser, reflexão simples e polarizada (sistema óptico), teoria das bandas (semicondutores, diodos, fotodetectores), sistemas analógicos e digitais. Utilizando a proposta metodológica sugerida por Delizoicov e Angotti; que consiste na problematização inicial e na sistematização e aplicação dos conhecimentos numa perspectiva de pesquisa-ação a luz do paradigma antropológico social, procurou-se atingir os objetivos de mostrar que conteúdos contemporâneos e relacionados ao cotidiano dos alunos contribuem significativamente para despertar-lhes o interesse e proporcionar significação dos conteúdos estudados e a viabilidade da inserção de conteúdos contemporâneos neste nível de Ensino. Os resultados obtidos corroboraram as teses iniciais, revelando maior interesse e participação dos alunos no desenvolvimento do trabalho e desmistificando a inviabilidade de se trabalhar com Física Moderna no Ensino Médio. A Física, tratada desta forma revelou-se aos alunos como cultura e conhecimento útil ao nosso dia-a-dia, assim como importante instnunento de tomada de decisões, colaborando para o exercício da cidadania pelos nossos alunos. Destaca-se a colaboração de todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho: comunidade, escola (direção, especialistas, fiincionários e professores) e alunos, que pode contribuir para o amadurecimento do trabalho interdisciplinar na instituição. en
dc.format.extent 70 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Física - estudo e ensino en
dc.title Tópicos de física contemporânea no ensino médio en
dc.type TCCes en


Files in this item

Files Size Format View Description
FSC0018-M.pdf 11.22Mb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar