Avaliação iluminativa de uma Experiência de inovação no Ensino de física no nível médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação iluminativa de uma Experiência de inovação no Ensino de física no nível médio

Mostrar registro completo

Título: Avaliação iluminativa de uma Experiência de inovação no Ensino de física no nível médio
Autor: Dizinella, Gilberto Antônio
Resumo: O trabalho consiste num levantamento histórico das mudanças, tanto na pratica pedagógica quanto na avaliação ocorridas na segunda metade da década de noventa, em colégio da rede privada, localizado em cidade do interior do Estado de Santa Catarina. Primeiramente são feitas considerações acerca do ensino de Física, dito tradicional, no Nível Médio, e os problemas enfrentados pelos professores para tornarem a disciplina mais interessante aos alunos. Em seguida, um enfoque alternativo é sugerido, como por exemplo, mudanças na forma de avaliar o aluno e nas práticas de ensino adotadas. Um referencial teórico foi adotado, tendo como suporte uma avaliação qualitativa das mudanças acontecidas. Algumas idéias e sugestões obtidas através de entrevistas corn professores, alunos e coordenação de ensino constam da analise do presente estudo. Algumas idéias são discutidas, como por exemplo, a não obrigatoriedade de seguir a seqüência de conteúdos ditada pelos livros didáticos. As razões pelas quais muitas das inovações introduzidas pela direção da escola não deram bons resultados também estão expostas na conclusão do trabalho. Um conjunto de anexos completa o presente estudo, englobando a transcrição das entrevistas feitas e uma tabela onde é feito um comparativo do aproveitamento dos alunos entrevistados durante a implantação das mudanças e o período posterior.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105337
Data: 2013-10-17


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Gilberto_Antonio_Bizinella.PDF 12.92Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar