Abstract:
|
Propomos, aqui, a inserção da Física no Ensino Fundamental de uma forma mais dinâmica e comprometida com o cotidiano do aluno. Esta idéia fundamentou-se em propostas de alguns autores da referencia pedagógica e também de nossa experiência profissional na área de educação cientifica para crianças. Tais experiências passam por períodos de trabalho na sala de Ciências do SESC(Serviço Social do Comércio) e no LABIDEX(Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração da UFSC). No entanto, abordamos também os conteúdos de Física transmitidos, hoje, no Ensino Fundamental através da analise de alguns livros didáticos de Ciências. Esta analise mostrou grandes equívocos e desatenção na transferencia do conhecimento físico nesta faixa etária. Esta monografia coloca uma tentativa de melhorar a abordagem do ensino de Física nas séries iniciais com a elaboração de um módulo de ensino voltado para a 5a série, que utiliza os jogos e brincadeiras das crianças como objeto de motivação. Acreditamos que é passivel modificar a abordagem do ensino de Física no ensino fundamental utilizando materiais conhecidos e utilizados pelos alunos no seu cotidiano. |