Abstract:
|
Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da aplicação de um modulo de ensino que teve como objetivo investigar as possibilidades didáticas do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma turma de Ensino Médio em uma escola estadual de Santa Catarina. 0 módulo tinha como característica o envolvimento pessoal dos alunos em atividades motivadoras, fugindo das aulas expositivas tradicionais. A idéia que fundamenta o enfoque CTS é a de que conceitos científicos e suas aplicações tecnológicas, bem como suas relações com o social, podem ser melhor explorados conjuntamente, contribuindo para uma melhor formação do aluno enquanto cidadão. A energia nuclear foi o tema escolhido para integrar os conceitos científicos tecnológicos e sociais ligados A. produção de energia elétrica. 0 trabalho desenvolveu-se no Colégio Estadual Professor Henrique da Silva Fontes, na cidade de Rio do Sul. A execução se deu durante o segundo semestre do ano letivo de 2000. Como resultado pode-se destacar o aumento da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, a boa aceitação da proposta por parte dos alunos e a atenção despertada pelo terna escolhido. A experiência educacional descrita neste trabalho também aproximou o conhecimento da fisica nuclear aos alunos do ensino médio. |