Abstract:
|
0 presente trabalho tern como objetivo verificar o papel das atividades experimentais, no processo ensino-aprendizagem em Física. 0 trabalho apresenta algumas discussões que giram em torno do tema e o desenvolvimento de atividades experimentais em uma seqüência didática, realizada em sala de aula com alunos da 2a série do Ensino Médio, demonstrando como as atividades experimentais contribuem para a melhoria do ensino de Física. Estas atividades foram elaboradas e conduzidas pelo professor, desenvolvidas pelos alunos, seguindo uma estratégia de trabalho que se caracterizou pela ação, pelo questionamento e pela reflexão, onde os alunos tiveram a oportunidade de explicitar livremente suas concepções e seu modo de pensar a respeito dos fenômenos observados ou das questões propostas. Adotando a concepção construtivista para o ensino de Física as atividades experimentais sobre o "empuxo exercido por um fluido" foram desenvolvidas em sala de aula, caracterizadas por momentos didáticos: Introdução ao tema, problematização inicial a partir do cotidiano dos alunos, investigação do problema através das atividades experimentais, introdução aos modelos teóricos e suas discussões e aplicação do conhecimento. |