dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Seibel, Erni José |
|
dc.contributor.author |
Santos, Marcos Rogério dos |
|
dc.date.accessioned |
2013-10-10T19:39:12Z |
|
dc.date.available |
2013-10-10T19:39:12Z |
|
dc.date.issued |
2013-02-18 |
|
dc.date.submitted |
2013-02-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105234 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
en |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo identificar o perfil racial e o sexo dos estudantes que compõem os quadros de distorção (idade-série, repetência e evasão escolar) nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Catarina. Parte-se do pressuposto de que a incidência dos determinantes do fracasso escolar seja distinta nos grupos de estudantes de diferente raça/cor e sexo. A partir de uma leitura sociológica sobre educação, foi possível compreender que essa diferença pode estar relacionada a fatores de ordem cultural, social, econômica, entre outros. Nesse sentido, foram selecionadas variáveis preditoras e explicativas extraídas do “Questionário Aluno da Prova Brasil - 2007”. Com auxílio do software SPSS, foram produzidos procedimentos estatísticos para sistematizar e ampliar a análise do banco dados, visando não só identificar quem está em situação de fracasso escolar, mas também perceber quais são os principais fatores que contribuem para existência desses determinantes. No seu conjunto, os indicadores produzidos sinalizam que a incidência de estudantes em situação de fracasso escolar é maior entre os estudantes autodeclarados pardos e pretos, o que pode estar correlacionado a fatores ad extra à realidade escolar. |
en |
dc.format.extent |
94 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Fracasso Escolar |
en |
dc.subject |
Raça/cor |
en |
dc.subject |
Políticas Educacionais |
en |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
en |
dc.subject |
Sociologia da Educação |
en |
dc.subject |
Sexo |
en |
dc.title |
O fenômeno fracasso escolar nas escolas públicas de ensino fundamental de Santa Catarina: um estudo a partir dos dados da prova Brasil 2007 |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |