A nova proposta curricular do curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFSC: um olhar sobre o Estágio Supervisionado e o PPCC.

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A nova proposta curricular do curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFSC: um olhar sobre o Estágio Supervisionado e o PPCC.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Sousa, Fernando Ponte de
dc.contributor.author Ramos, Flavia Soares
dc.date.accessioned 2013-10-04T19:50:22Z
dc.date.available 2013-10-04T19:50:22Z
dc.date.issued 2013-10-04
dc.date.submitted 2013-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105113
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O presente artigo faz uma análise da trajetória da Sociologia na Educação Básica brasileira e traz a legislação vigente que regulamenta a sua obrigatoriedade atual. Os documentos analisados trazem contribuições mais amplas: notificam a importância da prática pedagógica para a formação de professores e definem parâmetros para que haja ampliação na carga horária prática dos cursos de licenciatura. Buscamos fazer uma análise que contemple a legislação, o Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina e principalmente a opinião dos(as) licenciandos(as) sobre as condições do currículo proposto após a reforma de 2007 e em implantação gradativa. Notamos que alguns aspectos enfatizados pelo novo currículo, como a Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC), ainda estão indefinidos e não cumprem a função a qual se propõem. Por outro lado, há manifestações positivas dos(as) alunos(as) quanto a qualidade da sua formação e a ampliação do período de estágio supervisionado obrigatório. Nossa intenção com esse artigo é estimular o debate sobre a licenciatura dentro do curso de Ciências Sociais na UFSC, a fim de buscar soluções para os problemas observados e reforçar os aspectos positivos que aparecem na fala dos que percorreram tal trajetória acadêmica. en
dc.description.abstract This article analyzes the trajectory of Sociology in brazilian basic education and shows the legislation that regulates their current obligation. The documents analyzed bring contributions broader: they notify the importance of the pedagogical practice for teacher training and define parameters for the increase of the practice workload of Licentiateship. We look for analyze the legislation that addresses the legislation, the "Political Pedagogic Project" of the Social Sciences Course and especially the opinion of their licensees at Federal University of Santa Catarina concerning the conditions of the proposed curriculum after the changes made in 2007 on gradual implementation. We note that some aspects emphasized by the new curriculum, as the "Pedagogical Practice as a Curriculum Component" (PPCC), are still undefined and not fulfill the function which they propose. On the other hand, there are positive manifestations of the students about the quality of their training and the extension of the period of supervised mandatory internship. Our intention with this article is to estimulate the debate about the licenciateship of the Social Science Course at Santa Catarina Federal University, for the purpose of getting solutions for the problems found and reinforce the positive aspects that appear in the speech of those who had this academic trajectory. en
dc.format.extent 64 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Licenciatura en
dc.subject Ciências Sociais en
dc.subject Estágio Supervisionado en
dc.subject Prática Pedagógica como Componente Curricular en
dc.subject Licentiateshi en
dc.subject Social Science en
dc.subject Supervised Internship en
dc.subject Pedagogical Practice as a Curriculum Component en
dc.title A nova proposta curricular do curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFSC: um olhar sobre o Estágio Supervisionado e o PPCC. en
dc.type TCCgrad en
dc.contributor.advisor-co Carvalho, Giane Alves de


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