Articulação corporativa e política do empresariado catarinense: Um estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIF

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Articulação corporativa e política do empresariado catarinense: Um estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIF

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Minella, Ary Cesar
dc.contributor.author Marmitt, Rogeli Lúcia
dc.date.accessioned 2013-10-04T19:49:49Z
dc.date.available 2013-10-04T19:49:49Z
dc.date.issued 2013-02-25
dc.date.submitted 2013-02-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105112
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O trabalho analisa o empresariado de Florianópolis a partir de estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, entidade com mais de 3000 associadas, em sua maioria micro empresas. Tomou-se como referência o período entre inícios dos anos 1990 até 2011. Leva-se em consideração o contexto social, econômico e político regional e nacional, e de forma específica a estrutura da entidade, a composição da diretoria no período, a natureza das empresas associadas, as principais demandas e formas de atuação e os vínculos políticos. Além da pesquisa bibliográfica e documental, os procedimentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas com membros da diretoria. Embora existam diferenças entre as diversas gestões analisadas, constatou-se que atuação da ACIF se realiza de forma diversificada, e abrange a elaboração de projetos e definição de demandas defendidas junto aos poderes executivo e legislativo municipal e federal, a mobilização de políticos que os representam nessas instâncias, e pela própria filiação partidária de vários membros que compõem o comando da entidade; a participação em diversos conselhos municipais, estaduais e federais, representando instâncias de organização civil de debate com o poder público e um forte relacionamento com a mídia, que se torna parceira importante na divulgação e apoio às bandeiras e demandas da Associação. Assim, a ACIF constitui-se como um importante espaço do empresariado regional para articular ações políticas e pressionar a adoção de políticas governamentais de acordo com seus interesses e diretivas. en
dc.format.extent 143 f. en
dc.language.iso por en
dc.title Articulação corporativa e política do empresariado catarinense: Um estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIF en
dc.type TCCgrad en


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TCC Rogeli.pdf 1.571Mb PDF View/Open pdf

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